Sobre o blog

Um lugar para você se sentir acolhido, onde encontrará conteúdos muito ricos e com muita sensibilidade sobre um tema tão difícil.

O que você vai encontrar aqui:

R R

As nossas perdas, especialmente a perda das pessoas que amamos

R R

Os lutos que vivemos em função dessas perdas

R R

Discussões a respeito da Vida e da Morte

R R

Cuidados para quem fica e aprendizados com quem vai

R R

Educação sobre Perdas e Luto

R R

História de pessoas que estão enfrentando o processo de luto

R R

Dicas para lidar com o próprio luto

R R

Possibilidade de acompanhamento psicológico individual

O que você NÃO vai encontrar, nem ouvir aqui:

Q Q

Uma “receita” para acabar com a dor do luto (quem dera se tivéssemos a receita! Quem dera se pudéssemos desligar a dor como um botão on/off!)

Q Q

Como “superar” um luto (o luto não se supera, se vive! )

Q Q

Julgamento (você devia ter feito isso / você não devia ter feito aquilo!)

Q Q

A frase: “Seja forte, saia logo dessa!” ou “Todos vamos morrer um dia, é a vida…” (clichês que não ajudam em nada, não é?)

Q Q

Dizer o que você deve fazer, mediante um texto que você enviou (para poder ajudá-lo mais profundamente, preciso entender o contexto, sua história, é um processo de muita responsabilidade, e isso eu faço mediante a psicoterapia individual, online ou presencial. Como eu disse, não existe uma receita “aconteceu isso – então faça aquilo”

Quem sou

Eu sou Grace Baticioto Benato, busco ajudar pessoas que estejam passando pela dor do luto, a entenderem melhor este processo, de modo que se permitam viver este momento de deserto e encontrarem sentido nele.

Apaixonada pela Psicologia, por poesia e pela minha família, desde criança, com 08 anos de idade, sempre tive a certeza de meu Grande Sonho e minha Grande Missão na Vida, que é poder ajudar muita gente através da Psicologia. Desde pequena, brincava de “escolinha” ensinando livros de Psicologia para meus alunos invisíveis. Gostaria de viver para realizar tudo o que sinto que tenho que realizar, e para ler todos os livros que tenho pra ler! Para ler todos os livros, creio que eu demore ainda umas três encarnações!

Simplicidade. Leveza. Delicadeza. Vida. Família. Poesia. Psicologia. Renascendo do Luto. Minas Gerais. Dente de Leão. Universo. Luz. Gratidão. Desprendimento. Ação e Reação. Essas são algumas palavras-chave que resumem o que existe de mais precioso para mim.

Sou Psicóloga, CRP 06/115185  especializanda em Teoria, Pesquisa e Intervenção em Luto, pelo Instituto Quatro Estações de Psicologia. Possuo cursos em Psicologia das Perdas e do Luto pela Rede Nacional de Tanatologia. Sou formada desde 2013 pela FAJ – Faculdade de Jaguariúna e atendo em meu Consultório de Psicologia na cidade de Jaguariúna/SP.  Também realizo atendimento psicológico online, devidamente regularizado pelo Conselho Federal de Psicologia, para pessoas que moram em outras cidades e estados do Brasil. 

Amo escrever. Geralmente, quando minha alma quer falar, pede por caneta e papel, e toma a forma de lindas poesias. Frequentemente, escrevo artigos sobre Perdas e Luto para os jornais da região de Jaguariúna. Costumo dizer que trabalhar com Luto é trabalhar com aquilo que restou, quando não resta mais nada, além da dor, do vazio, da saudade, das lembranças.

Considero Sagrada minha missão na Psicologia, especialmente com pessoas enlutadas, pois sei que trabalho com dor, com o âmago do sofrimento humano, com o momento de mais fragilidade que alguém pode vivenciar, que é perder alguém que ama. Portanto, tenho a consciência e a responsabilidade, a delicadeza e o respeito pelo território que estou entrando, que também é um território sagrado para as pessoas enlutadas, pois envolve muita dor, e muito amor.  “Seria eu cirurgiã, ou artesã da dor?” é uma reflexão que sempre faço. Gosto muito da frase “O Luto é o preço que pagamos por amar”, do doutor Colin Murray Parkes.

No final de 2016, tive minha poesia “Folhas Secas”, classificada para concorrer ao Prêmio Poetize 2017 – Concurso Nacional de Novos Poetas. (leia a poesia aqui). Essa poesia nasceu do meu momento de luto. Aliás, as melhores poesias, as melhores obras de arte e músicas nascem de um momento de muita dor, você já reparou?

Sou co-autora do livro “Um olhar da Psicologia para a Terceira Idade”, contribuindo com o capítulo: “Luto: Perder e Perder-se na Terceira Idade”, onde falo sobre as perdas inerentes ao processo de envelhecimento e também aos lutos correspondentes a estas perdas. Para adquirir o livro, clique aqui.

Fiz trabalho voluntário abordando o Luto e a Terminalidade da Vida no Centro Dia do Idoso em minha cidade, referência regional em acolhimento de idosos .

Sou uma das Psicólogas que lideram a Campanha Janeiro Branco da cidade de Jaguariúna/SP, trabalhando juntamente com a equipe de profissionais de saúde na conscientização da população sobre a importância de manter o cuidado com a saúde mental e emocional. Anualmente, essa campanha reúne mais de 1.000 pessoas na cidade em prol do mesmo ideal.

Sou idealizadora do projeto Renascendo do Luto, com foco em acolher e compartilhar conhecimento com pessoas enlutadas através da internet.

Recentemente, estive na França, em Paris, em uma Imersão de Negócios na Psicologia, organizada pelo psicólogo e meu mentor Bruno Rodrigues para aprimorar o projeto e trazer mais recursos e serviços para as pessoas enlutadas. Este blog é a concretização de um desses recursos, e vem muito mais por aí. Este é só o começo.

Atendimento psicológico online

Sobre o Projeto

O projeto Renascendo do Luto nasceu em 2016 a partir de minha própria experiência de luto devido à perda da minha doce mãe Cecília. O seu amor abundante, a sua generosidade transborda em mim até hoje, e me despertou a vontade de fazer algo para ajudar e trocar experiências com amigos que na época estavam passando pela mesma dor que eu.

No início, este era um projeto bem simples e singelo (e ainda é!) com muita boa vontade, porém, restringia-se aos e-mails semanais.  Com muita dedicação e apoio do grupo que trocava experiências comigo por e-mail, expandiu-se para as redes sociais, como Facebook, Youtube, Blog, jornais da região e agora está contribuindo muito mais com essas pessoas enlutadas, oferecendo a elas a possibilidade de terem orientação psicológica presencial e online com ética, responsabilidade e empatia.

O projeto Renascendo do Luto tomou uma proporção muito maior, estruturando-se a cada momento para ajudar muito mais pessoas, o que confirma a cada dia a minha missão de vida, e não perdeu sua essência, continua singelo e regado com muito amor!

Além de enlutados, o projeto estendeu-se a colegas psicólogos que queiram conhecer mais sobre essa área das perdas e do luto, e através dos grupos de estudos e supervisão, tenho me dedicado a ajudá-los a ajudar seus pacientes enlutados, através de muito estudo, e muita responsabilidade.

Herdei da minha mãe muita força e garra, e é por honra a ela que eu sigo firme neste projeto.

Como eu sempre falo, esse amor que recebemos tem que fluir, tem que ser distribuído ao mundo, para conhecidos e desconhecidos. E é esse amor que sempre existiu entre nós que eu continuo distribuindo, mesmo após sua partida.

Luto materno o que fazer

MARIA CECÍLIA

Esse nome é Sagrado para mim, é o nome da minha mãe, é por ela que nasceu esse projeto. Ela me ensinou a capacidade de Renascer. Sua generosidade, seu amor incondicional, sua simplicidade, sua pureza de coração, eu nunca encontrei em ninguém. Ela tinha o poder de dar Vida a tudo o que ela colocava suas mãos. Sua comida era Vida, suas orquídeas eram Vida, seu colo era Vida. O seu Amor era Vida. É Vida. A razão da minha Vida.

Grace B. Benato

Cadastre-se e participe do projeto